
Terraço, varanda ou sacada: entenda as diferenças e faça sua escolha
Os novos empreendimentos residenciais à venda atualmente contam com vários diferenciais para atrair compradores e oferecer conforto aos seus moradores. Vários fatores a considerar são definidores na hora de adquirir um imóvel. Termos como “sacada”, “terraço”, “varanda” ou ainda “varanda gourmet” aparecem em anúncios e descrições de imóveis associados a ambientes descontraídos e confortáveis, ideais para reunir a família ou até mesmo receber amigos. Mas você sabe a diferença entre estes termos? Sabe o que cada um deles possui — ou deixa de possuir, em casos —? Não? Então acompanhe conosco o post de hoje e descubra quais são as especificações sobre esses diferentes ambientes oferecidos.
Sacada
A sacada, também conhecida como balcão, é uma extensão do imóvel. É fácil identificar uma sacada: ela salta do alinhamento da parede, oferecendo um efeito tridimensional à estrutura. São mais comuns em apartamentos, representando uma adição ao espaço interno. Em casas, ela pode se localizar tanto na frente do imóvel quanto nos fundos, e a abertura da porta, geralmente, é o suficiente para permitir a passagem.
Por receberem luz solar abundante, são ambientes ideais para receber um jardim vertical, seja ele apenas de ervas aromáticas ou plantas e flores. Existem estruturas próprias para a instalação de um jardim vertical, que facilitam a manutenção e são práticos e de custo acessível.
Terraço
Terraço é uma estrutura ampla, localizada acima do espaço da construção que, na maioria das vezes, é utilizado como espaço de convivência da família ou para receber amigos. Geralmente, os apartamentos que contam com terraço possuem um preço maior, mas o ganho em espaço compensa o investimento.
No terraço pode ser instalada uma churrasqueira, um pequeno jardim ou até mesmo uma piscina ou banheira de hidromassagem — nesse caso, é necessário fazer a impermeabilização do teto para evitar problemas de infiltração e umidade.
Para decorar o ambiente do terraço você pode investir em vasos de plantas e flores de fácil manutenção, um deck na área da piscina e móveis próprios para ambientes externos, com proteção contra sol e chuva. Uma mesa grande ou vários bancos e poltronas oferecem conforto e beleza à área.
Varanda
A varanda é um espaço livre no imóvel, comumente cercada por grades, vidros ou muradas de alvenaria. Em casas, as varandas costumam se localizar na frente do imóvel, e em apartamentos, é ligada a um dos cômodos como a sala ou a cozinha, funcionando como uma extensão coberta da construção.
Dependendo do espaço disponível, a varanda pode abrigar móveis como cadeiras, espreguiçadeiras, poltronas ou pequenos sofás. Nesse espaço podem também ser cultivadas plantas e flores. A decoração pode ser aconchegante, e em locais mais amplos, uma cobertura de pergolado oferece um clima relaxante e mais intimista.
Varanda Gourmet
A única diferença de uma varanda convencional para a varanda gourmet é a existência de churrasqueira, fogão, forno ou cooktop, tornando a área mais equipada para pequenas refeições, convivência dos moradores e reuniões entre amigos.
Terraço, varanda ou sacada: como escolher
A escolha do seu imóvel deve levar em consideração vários fatores, como tamanho, quantidade e disposição dos cômodos, localização, preço e diferenciais oferecidos. Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que melhor atende suas necessidades, confira nossas dicas:
- Para solteiros, profissionais que passam a maior parte do tempo fora de casa, recém-casados ou casais que não têm necessidade de grandes espaços para receber convidados, os apartamentos de dois quartos com sacadas podem ser uma boa opção. Com tamanhos mais compactos, oferecem uma área livre de fácil manutenção e tem um custo mais acessível.
- Para casais com filhos, que buscam um imóvel que ofereça conforto para toda a família, casas e apartamentos com terraço são a escolha certa. O espaço extra favorece a convivência de pais e filhos, especialmente se o projeto incluir uma piscina e uma área coberta. O terraço também oferece uma área própria para as crianças brincarem em segurança sob a supervisão dos adultos.
- Para casais que costumam receber amigos ou familiares em casa com frequência, os imóveis com varanda (gourmet ou não) oferecem a estrutura perfeita para pequenas reuniões, em um ambiente informal, mantendo a beleza e o conforto. Se a varanda contar com churrasqueira ou cooktop, o momento em conjunto ficará ainda melhor.
- As varandas, sacadas e terraços são espaços que aliam beleza e conforto, permitindo que os moradores contem com uma área própria para relaxar, descansar ou fazer refeições ao ar livre, receber os amigos ou brincar com as crianças.
Casa ou apartamento, compacto ou amplo, novo ou usado, cada espaço é indicado para um perfil de morador, portanto, analise suas necessidades e faça a escolha certa! Então, terraço, varanda ou sacada: o que combina mais com você? Deixe o seu comentário e conte para nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário